quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Cabinda & FLEC - 'ANGOLA - 11 MESES DE CATIVEIRO', de Sérgio Fidalgo e Luís Castro - Lisboa 2011 - RARO;
Cabinda & FLEC - O relato do sequestro de três portugueses pelas forças da guerrilha cabinda e toda a sequência das negociações para a sua libertação
'ANGOLA - 11 MESES DE CATIVEIRO'
De Sérgio Fidalgo e Luís Castro
Edição Oficina do Livro
Lisboa 2011
Livro com 170 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da badana:
"NO DIA 24 DE MAIO DE 2000, a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda - Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC) raptou três empregados que, ao serviço da empresa de construção Mota & Companhia, estavam a trabalhar naquele território. Sérgio Fidalgo era um dos operários portugueses.
Na origem deste rapto está a recusa da FLEC-FAC em aceitar a soberania de Angola sobre Cabinda e a exigência do cumprimento do 'TRATADO DE SIMULAMBUCO', assinado em 1885, através do qual aquele território, com o acordo dos respresentantes dos povos de Cabinda, se transformou em Protectorado de Portugal. Este argumento jurídico-diplomático está na base daquilo que as forças independentistas consideram decisivo para a resolução da situação. Após onze longos meses de negociações diplomáticas ao mais alto nível, no dia 3 de Abril do ano seguinte Sérgio Fidalgo é libertado.
Este livro é a história desse sequestro e da sua libertação, mas é sobretudo, o retrato humano de uma penosa reclusão de quase um ano. Apesar das privações físicas e psicológicas, das saudades da mulher e dos filhos, da vida no mato em condições desumanas, o autor nunca baixou os braços e sempre acreditou que a libertação haveria de chegar.
O resultado é 'ANGOLA - 11 MESES DE CATIVEIRO', uma experiência singular que Sérgio Fidalgo tem a coragem de agora partilhar com o leitor."
OS AUTORES:
"SÉRGIO FIDALGO conhece o continente africano desde a década de sessenta, tendo trabalhado, entre outros países, no Gabão, na Costa do Marfim ou nos Camarões.
Em 2000, quando trabalhava em Angola, foi raptado e viveu então um dos momentos mais marcantes da sua vida. Esse trágico acontecimento não foi, no entanto, suficiente para apagar a sua paixão por África. Actualmente trabalha em Moçambique.
Sérgio Fidalgo tem 65 anos.
LUÍS CASTRO é jornalista da RTP. Repórter de guerra, já fez a cobertura jornalística de mais de duas dezenas de conflitos em todo o mundo, de que se destacam o Iraque, Afeganistão, Angola e Timor. Já foi preso e esteve desaparecido. Actualmente é subdirector de informação da RTP.
É autor, entre outras, das obras 'REPÓRTER DE GUERRA' e 'PORQUE ADOPTÁMOS MADDIE', editadas pela Oficina do Livro.
Luís Castro tem 44 anos."
Do ÍNDICE:
Dedicatória
DE CABINDA A CUNENE: UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO, Luís Castro
DEUS DEU-ME A LIBERDADE DE SONHAR, Sérgio Fidalgo
- O RAPTO
- O CATIVEIRO
- A LIBERTAÇÃO
- O REGRESSO A CASA
Preço: 32,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.