terça-feira, 20 de agosto de 2019
Angola & Memórias - 'KAZUMBI - O FEITIÇO DO NAMIBE', de Helena Leote - Porto 2008 - RARO;
Angola & Memórias - A saudade e as boas recordações da autora sobre a terra africana do Sul desta antiga colónia portuguesa
'KAZUMBI - O FEITIÇO DO NAMIBE'
De Helena Leote
Papiro Editora
Porto 2008
Livro com 236 páginas e como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da contracapa:
"KAZUMBI... É a história dos anos vividos no sul de Angola, da fuga para Portugal, dos momentos que a memória involuntariamente seleccionou como especiais, da vida narrada através de um olhar da adolescente Marianika que, precisamente no dia dos seus 14 anos de idade, chega a um país e a uma vila que NADA lhe dizem, apesar da avó e da tia paterna e da casa que o pai construira, em 1964, e dos retratos de família e Zuka, a boneca que ganhara nos seus 5 anos, testemunharem os seus primeiros anos de existência, num passado que lhe parece a um século de distância.
Para esta jovem rebelde, a sua presença naquele norte encerrou-se no vazio do seu pensamento e ela não faz questão de encontrar nenhuma chave que o abra.
Destes mistérios trata a narrativa de Nika, através de um discurso pueril pululante de maturidade, entre o português e o quimbundo, idioma que baptizou de quimbundês.
Kazumbi é o feitiço encerrado na vida, que é uma esfera em constante movimento, que rola nos carris do tempo e que, na magia, do seu crescimento exterior e interior, vê descarrilar... Perdeu de vista a estação da infância; è forçada a abandonar o apeadeiro da primeira etapa, o que ela se recusa a aceitar... Mas o comboio da vida não pára e nele entram e saem passageiros... e ela continua a viagem. Tudo ganga dinâmica se espreitar pela janelinha do futuro... só ela é estática, por isso, se preocupa tanto com o decifrar do seu imo, com a leitura do coração, com a descodificação dos sinais.
Marianika conta-nos como dói crescer, como custa reaprender, como é possível renascer, preservando o feitiço da infância, mantendo o que mais a marcou na vida: os nove anos no continente africano, em Mocâmedes - actual Namibe.
Como é que conseguiu?
KAZUMBI...
Só no Kazumbi encontrou a solução.
Kazumbi nada tem a ver com a banalidade da magia, da feitiçaria, da bruxaria. Tem a ver com 'bússola' ('brúxula' no português arcaico)... Tem a ver com a busca do norte da vida, com a direcção, com o sentido que Marianika tenta alcançar, através de alegorias, num misto de tristeza e de bom humor, que segue as 23 letras do alfabeto, numa sequência direita por linhas tortas... tal e qual a escrita arada na VIDA pelo TEMPO!..."
Do ÍNDICE:
NOTA HISTÓRICA
NOTA DA HISTÓRIA PREFACIADA
NOTA LINGUÍSTICA
CADERNO ESSENCIAL DE NIKA
PRÓLOGO
A - AKA:CAMBA SONGUE (Alegria: O Amigo Songue)
B - BANZA / DIBANZA (Pensamento / Reflexão)
C - CABÍRI NOZ (O rafeiro noz)
D - DIPANDA (Independência)
E - ELAVOKO (Esperança)
F - FIMBA (Mergulho)
G - GUXI, O BIJI (Agostinho, o peixe)
H - HOA (Cordão umbilical)
I - IMPALA E SONGUE
J - JINDANDU (Parentes)
L - LOKA (Jura)
M - MILUNDU (Montanhas)
N - NI UXIXIMINU (Com Paixão)
O - OTO (Fonte)
P - PANDA (Cegonha)
Q - QUIMBANDA (Curandeiro)
R - RIKONGOLO (Brasa)
S - SABUKA (Nasce a planta)
T - TATA E MAMA (Pai e Mãe)
U - UJITU (Respeito / Oferta)
V - VUTUKA (Volta)
X - XAXUALHO (Sussuro / Segredo)
Z - ZUKA (Nome da minha boneca / Passado e presente)
EPÍLOGO
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.