quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Angola & Guerra Colonial - 'HENDA XALA', de Abílio Teixeira Mendes - Lisboa 1992 - Raro;
Angola & Guerra Colonial - A guerra contada em romance autobiográfico do autor, médico militar que andou pelo mato angolano
'HENDA XALA'
De Abílio Teixeira Mendes
Edição Círculo de Leitores
Lisboa 1992
Livro de capas duras, com dupla capa, de 264 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
"A guerra ia rdoando, quilómetro a quilómetro, muito enfadonha, muito lenta, em intermináveis escoltas, norte abaixo, norte acima.
Aqui e além, os inevitáveis ataques.
Ambrizete, Freitas Morna, Vale do Loche, Quicabo, Balacende, Nambo, tudo isto a partir do Caxito onde 'Unimogs' e 'Berlista' se misturavam com imensas camionetas civis e, por vezes, com carros de sport dos meninos idos a férias que preferiam alcançar as fazendas dos papás pela via do Piri, criando cabelos brancos aos comandantes da escolta com as suas constantes ultrapassagens.
Toda aquela tropa fandanga, super-heterogénea, recebeu a fria designação de MVL e, nessas três letras, condensavam-se as pragas de alferes e sargentos, alinhando as viaturas como se alinhavam as mulas, os camionistas com o seu exasperante olhar irónico, os VCC espantando os maçaricos com aldrabices monumentais, as camionetas de carreira, inçadas de pretos, com os papéis em constante verificação, não fosse um turra infiltrar-se (ah! ah! ah!).
À babilônia do Caxito seguia-se curta paragem no Sessa onde ressoavam as culatras no bala-à-câmara. Depois era o norte. Já iam longe os medos que imaginavam os exercícios da Funda como acto de guerra e ninguém dava crédito às prevenções sobre o Bairro Operário onde, murmurava-se entre os maçaricos, Mata-Haris indígenas e James Bonds quimbundos preparavam a noite dos Facas Longas..."
O AUTOR:
"ABÍLIO TEIXEIRA MENDES, nasceu em Lisboa, a 14 de Dezembro de 1939, e morreu na mesma cidade, a 6 de Setembro de 1988. Fez os estudos primários e secundários no Colégio Infante de Sagres e ingressou na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se diplomou em 1965, após uma curta passagem pelo curso de Teatro do Conservatório. Ainda estudante, militou nas organizações académicas e foi activista das greves ocorridas em 1962.
Entre 1967 e 1970 cumpre o serviço militar obrigatório e é mobilizado para Angola como alferes médico. Após a desmobilização, ingressou no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, onde concluiu a especialidade em 1973.
Além do romance 'HENDA XALA' (1984), publicou também um volume de contos: 'COISAS DE ÁFRICA - Arquive-se' (1987)."
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.