terça-feira, 30 de abril de 2019
Portugal & Politica - 'WATERGATE SÁ CARNEIRO' - AAVV de 'O DIÁRIO' - Lisboa 1980 - Raro;
Portugal & Politica - Um livro e uma 'nota' de combate político dos setores afectos aos comunistas contra Sá Carneiro, então líder do PSD e Primeiro-Ministro
'WATERGATE SÁ CARNEIRO (História de uma fraude)' + Nota de 1000 escudos com efígie de Sá Carneiro em caricatura
AAVV de 'O DIÁRIO'
Editorial CAMINHO
Lisboa 1980
Livro com 144 páginas, ilustrado com a reprodução de inúmeras documentos e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
muito Raro.
Da contracapa:
"Antes do 25 de Abril, o cidadão Francisco Lumbralles de Så Carneiro, figura política já conhecida por ter sido um dos deputados 'liberais' escolhidos por Marcelo Caetano para animar a Assembleia Nacional fascista, contraiu com o seu irmão Ricardo uma dívida de alguns milhares de contos junto do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa. Objectivo 'social' do dinheiro assim obtido: entrar no círculo desenfreado da especulação bolsista que então se vivia.
Entretanto, veio o 25 de Abril e a Bolsa foi fechada. A dívida ficou. Os irmãos Sá Carneiro esperaram, de acordo e conivência com os seus amigos do BESCL, que a intentona reaccionária do 28 de Setembro triunfasse. Perderam essa cartada, mas não pagaram a dívida.
Veio o 11 de Março e o BESCL foi nacionalizado. Estava comprometido a fundo com o financiamento de várias organizações contra-revolucionárias. A partir de então, Francisco Lumbralles de Sá Carneiro, que fizera parte do I Governo Provisório, foi mais longe: procurou por vários meios fraudulentos fugir ao pagamento de uma dívida à Banca entretanto nacionalizada e que, contando os juros, começou a subir. Actualmente, cifra-se, pelas contas de 'O DIÁRIO', em 33,600 contos.
Este livro condensa, documentalmente, a evolução de um escândalo político que já ultrapassou as fronteiras do nosso país e do nosso continente. Sá Carneiro é Primeiro-Ministro, os seus actos não podem ser dissociados do lugar que ocupa. Ao denunciar nas suas colunas aquilo a que justamente chamou o Watergate português, 'O DIÁRIO' cumpriu e continua a cumprir um acto de higiene política voltado para a defesa da inteligência e dignidade do Povo português, das instituições democráticas, do Portugal de Abril."
Do ÍNDICE:
INTRODUÇÃO
A 'distribuição' da riqueza
O silêncio de Sá Carneiro
Súbita explosão de dignidade
A segunda queixa
Quem tem medo da verdade?
História abreviada de uma longa dívida
- Primeiro requerimento de 'O DIÁRIO' ao 8. Juízo
DOCUMENTOS
- Requerimento de 'O DIÁRIO' ao 10. Juízo
DOCUMENTOS
- Seguindo requerimento de 'O DIÁRIO' ao 8. Juízo
- Quem não deve não teme. Trabalhadores do BESCL exigem esclarecimentos com provas de verdade
Preço: 100,00€; (Lote dos 2 artigos)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.