domingo, 14 de abril de 2019
Angola & Guerra Colonial - 'O CÓNEGO MANUEL DAS NEVES - Um Nacionalista Angolano', de José Manuel da Silveira Lopes - Lisboa 2017 - Raro;
Angola & Guerra Colonial - Uma biografia inédita de um dos mais importantes personagens da história de Angola e da colonização portuguesa
'O CÓNEGO MANUEL DAS NEVES - Um Nacionalista Angolano'
De José Manuel da Silveira Lopes
Edição Nova Vega L.da
Lisboa 2017
Livro com 208 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da badana:
"MANUEL JOAQUIM MENDES DAS NEVES, sacerdote católico, mestiço, natural de Angola, era, à data da sua prisão pela PIDE, uma figura proeminente da Arquidiocese de Luanda.
Vulgarmente conhecido por 'cónego Manuel das Neves', foi um fervoroso e consequente nacionalista que pugnou persistentemente pela independência do território, designadamente no quadro de uma militância política ativa que, durante anos, o levou a apoiar as actividades da UPA.
Pela palavra, mas também por reconhecidos atos conspirativos, foi o principal artífice do '4 de Fevereiro'.
A PIDE, depois de compreensíveis hesitações, acabou por prendê-lo em Março de 1961, e, nos termos de uma decisiva intervenção do Vaticano, confiná-lo, depois, a uma 'residência fixa' numa instituição religiosa do continente. Aí morreria em Dezembro de 1966, há portanto 50 anos.
Diria, enquanto preso no Aljube, nos interrogatórios a que foi submetido 'que o seu maior desejo era ver a sua terra livre, independente e fora do jugo dos opressores', que 'o que tinha feito era a bem da independência da sua terra e dos seus irmãos de cor por quem correria todos os riscos', e 'que uma coisa era ser padre e outra defensor de um povo oprimido'."
Da contracapa:
"Considerado como uma figura relevante da história de Angola, o cónego Manuel das Neves notabilizou-se pela rara coragem com que inscreveu o seu nome nas lutas de independência desse país.
Indignado com as iniquidade se prepotências exercidas sobre o seu povo, começou por as denunciar do alto do seu púlpito mas foi sobretudo na condição de vogal efectivo do Conselho do Governo da colónia, lugar que ocupou em 1945, que a sua voz se levantou com mais ímpeto. Mais tarde, não hesitou em inspirar a 'Rebelião de 1961' e apoiar as actividades da UPA, por achar que mais do que padre tinha a obrigação de defender um povo oprimido. Essa tão difícil decisão, entre o dever eclesiástico e a luta pela independência de Angola, valeu-lhe naturalmente a prisão e a reclusão até ao fim dos seus dias."
O AUTOR
Da contracapa:
"JOSÉ MANUEL DA SILVEIRA LOPES licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1969. Elaborou e apresentou então, sob a orientação do Prof. Jorge Braga de Macedo, uma dissertação sobre história medieval de Portugal.
Esteve ligado a projetos de investigação, em colaboração com os Professores A. G. Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho. Sob a direção deste último traduziu um manual universitário de História da China, 'O MUNDO CHINÊS'.
Recentemente, dedicou-se ao estudo e divulgação de temas da história de Portugal. Participou na publicação de estudos sobre a história da CP no último século (2010) e publicou, em 2014, 'MISERICÓRDIA DO BARREIRO' (1900/2012)'."
Do ÍNDICE:
APRESENTAÇÃO
I - INTRODUÇÃO
- O Padre Manuel Joaquim Mendes das Neves
- O conhecimento deste nacionalista
- A PIDE e o seu arquivo
II - UM NACIONALISTA CONSEQUENTE
- Uma larga actividade política
- O militante da UPNA/UPA
- O 'tesoureiro' da UPNA/UPA
- Grupos e movimentos
- Panfletos e manifestos
- Manuel das Neves e a Rainha Njinga Mbandi
- Um encontro entre seminaristas
- Contactos internacionais
Organização Internacional do Trabalho
American Comittee on Africa
Pan-africanismo
III - MANUEL DAS NEVES E O '4DE FEVEREIRO'
- Cartas e relatórios
- O '4 de Fevereiro'
IV - UM PRESO POLÍTICO
- A prisão
- Interrogatórios
V - UM DESTERRADO
- Residência fixa ou cárcere
- Atitudes da Igreja católica
- Um Vice-Primeiro Ministro no exílio
- Uma morte escondida
VI - EPÍLOGO
BIBLIOGRAFIA
PROCESSOS DA PIDE/DGS
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.