domingo, 13 de janeiro de 2019
Angola & Guerra do Ultramar - 'NAMBUANGONGO - Experiência traumática', de António Barreto - Rio Tinto 2013 - Muito Raro;
Angola & Guerra do Ultramar - Uma experiência militar na guerra de África, pela escrita deste autor, na zona de influência e actuação da UPA/FNLA, o movimento guerrilheiro liderado por Holden Roberto
'NAMBUANGONGO - Experiência traumática'
De António Barreto
Edição Lugar da Palavra Editora
Rio Tinto 2013
Livro com 174 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
"Um país em sofrimento, as colónias em guerra, um governo desorientado e um homem no epicentro dos acontecimentos.
Furriel Barreto, um bravo militar lusitano, é o cicerone deste testemunho brutal sobre a guerra do Ultramar.
Das estratégias meticulosas do exército português para conquistar pontos estratégicos em Angola ao desnorte de ser humano perante cenários de horror limiares, passando pelo romance que pode aflorar no mais improvável dos contextos, culminando numa lição de vida alicerçada na amizade inter-racial.
Eis os ingredientes fundamentais deste romance repleto de nostalgia, dor e esperança num futuro mais sorridente."
O AUTOR:
"ANTÓNIO DA CRUZ BARRETO DE OLIVEIRA
Casado, natural da freguesia de Espírito Santo, do concelho de Nisa, do distrito de Portalegre, tendo como habilitações literárias o antigo segundo ciclo dos liceus, morador em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, província do Baixo Alentejo, há 34 anos.
Foi taberneiro, serralheiro mecânico, combatente nas matas de Angola, turista em terras dinamarquesas, holandesas, alemãs, belgas e francesas, países onde trabalhou temporariamente. Regressado a Portugal em 1966, trabalhou em restaurantes nas praias da marginal lisboeta. Um ano depois, ingressou na 3.a vara Cível da comarca de Lisboa. Decorridos mais dois anos, por promoção, foi colocado no Supremo Tribunal de Justiça. Em 1970, por convite, foi promovido a Escrivão Adjunto e colocado no 4. Juízo Criminal da comarca de Luanda, nação que adorava. Regressou a Portugal em 1975, tendo sido colocado como chefe de secretaria do Tribunal Judicial da comarca de Ferreira do Alentejo, localidade onde casou e foi pai de duas filhas.
Em 1988, foi operado a um aneurisma cerebral e aproveitou este momento negativo para pedir a aposentação da função pública. O passo seguinte consistiu no pedido de inscrição como solicitador na Câmara dos Solicitadores, de cuja função, decorridos mais de 15 anos, se reformou.
Publicou, em 2002, o romance 'SENTIR' (Lugar da Palavra)."
Do ÍNDICE:
PRÓLOGO
PRIMEIRA PARTE
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII
IX
X
XI
XII
XIII
XIV
Anxo de fotografias
XV
SEGUNDA PARTE
XVI
TERCEIRA PARTE
XVII
XVIII
XIX
XX
XXI
XXII
XXIII
XXIV
EPÍLOGO
Preço: 37,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.