quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Guiné-Bissau - 'COMANDANTE HUSSI', de Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira - Lisboa 2011 - Raro;
Guiné-Bissau - O drama da guerra no pós independência que não poupou os civis nem as crianças
'COMANDANTE HUSSI'
De Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira (ilustrações)
Posfácio de José Vegar
Edição Clube do Autor S.A.
Lisboa 2011
Livro com 112 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
"HUSSI exige. Nasceu na Guiné-Bissau, na margem de um rio que a seca engoliu. Tinha doze anos quando a guerra estilhaçou o seu mundo. Casa, escola, família, amigos. Obrigado a deixar a vida para trás, partiu para a frente de combate.
Durante a guerra, fintou tiros e bombas, tropeçou em cadáveres abandonados, alimentou-se de vento e de medo. Caminhou pela desgraca humana com a mesma inocência com que antes pedalava pelas estradas de terra batida.
A guerra é como andar de bicicleta, quando se aprende nunca mais se esquece. Hussi teve os melhores professores, enfrentou o pior dos inimigos. Mas a imagem da sua bicicleta conservou a leveza da infância.
Esta é a história de um menino-soldado que nunca desistiu de sonhar. Que acreditou sempre que o sonho é mais forte do que a guerra. E que a vida é o lado bom da morte.
'COMANDANTE HUSSI' é uma lição de vida difícil de esquecer."
OPINIÕES SOBRE O LIVRO:
" 'COMANDANTE HUSSI' é um livro sobre o sonho deixado para trás e a luta que todos os homens travam para manterem a inocência."
Luís Naves, 'LIVROS'
"Este é um livro, baseado numa personagem viva, mas também repleto de uma fantasia pensada a partir da realidade dura e actual."
'DIÁRIO DE NOTÍCIAS'
" 'COMANDANTE HUSSI' deveria ser considerado um livro obrigatório para quem ainda tem dúvidas sobre os malefícios da guerra."
Ricardo Santos, 'O INDEPENDENTE'
OS AUTORES:
"JORGE ARAÚJO nasceu na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, Cabo Verde. Começou por ser jornalista de televisão, em Cabo Verde, e teve depois uma curta passagem pela carreira diplomática. Em Portugal, conseguiu o seu objectivo principal - fazer reportagem. Passou pelas redacções de 'O INDEPENDENTE', 'JÁ', TVI, 'CORREIO DA MANHÃ', tendo também trabalhado em Londres, ao serviço da BBC. Actualmente, é editor do 'Actual', caderno do semanário 'EXPRESSO'. Enquanto jornalista, venceu o Grande Prémio Gazeta, em 1999, e o prémio AMI - Jornalismo contra a Indiferença, em 2002.
'COMANDANTE HUSSI', o seu primeiro romance, venceu em 2003 o prémio Gulbenkian para a qualidade Literária. Publicou 'NEM TUDO COMEÇA COM UM BEIJO', 'PARALELO 75 ou o segredo de um coração traído' e 'CINCO BALAS CONTRA A AMÉRICA', sendo igualmente autor de 'O DIA EM QUE A NOITE SE PERDEU' e 'BEIJA-MIM'."
"PEDRO DE SOUSA PEREIRA nasceu em Angola em 1966 mas é tripeiro. Viveu em Maçã, mora em Lisboa, mas divide o tempo entre Portugal e o Campo de Gibraltar, na Andaluzia.
É jornalista, trabalhou na rádio e na televisão e, actualmente, na Agência Lusa. Como ilustrador trabalhou com Jorge Araújo em vários livros, ilustrou a 'MENSAGEM' de Fernando Pessoa, 'O LIVRO DE CESÁRIO VERDE' e 'SÓ' de António Nobre. É autor da edição comemorativa dos cem anos da REPÚBLICA para a Vista Alegre. Está a desenhar 'OS LUSÍADAS'."
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.