quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Moçambique - 'ALI ANIFA (Um heroi de Nevala)', de capitão Galante - Lourenço Marques 1944 - MUITO RARO
Moçambique - A bravura dos soldados moçambicanos na luta conta os alemãs em 1914
'ALI ANIFA (Um herói de Nevala)'
De capitão Galante
Capa de Fernando Nunes
Edição da Tipografia 'Notícias'
Lourenço Marques 1944
Livro com 32 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.
Este livro relata a bravura e carácter de um soldado indígena, originário de Moçambique, no período da I Grande Guerra Mundial, quando o conflito se estendeu a esta antiga colónia portuguesa, perante a ambição Alemã de anexarem o território, partindo da então colónia da Tânzania.
O cabo Ali Anifa salvou a vida do seu comandante, arriscando a sua, nos confrontos então registados na zona do Niassa, tendo o autor estendido a homenagem aos restantes combatentes que defenderam de forma corajosa e com bravura Portugal.
Do livro:
"Surge o conflito internacional de 1914. A nossa fonteira do norte da Colónia é invadida, sem prévio aviso ou declaração de guerra, pelas tropas alemãs de Von Lettow.
O nosso governo toma precauções.
Em 3 de Julhos de 1916, o cabo Ali Anifa embarca para Tete para Cabo Delgado, incorporado na 24.ª Companhia Indígena Expedicionária, comandada pelo tenente Romualdo Augusto Esteves Tavares. [...]
O cabo Ali Anifa, de estatura meã, magro, de olhar expressivo, de temperamento calmo, sempre alegra e voluntarioso, aprumado e correcto nas suas atitudes, entra pouco depois em acção.
E logo no dia 22 de Novembro a sua coragem, sangue-frio e valentia se patentearam na defesa dos poços de água da Ribeira de Nevala."
Preço: 90,00€
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.