quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Angola & Descolonização - 'COMUNICAÇÃO AO POVO ANGOLANO', de Jonas Savimbi - Angola 1975 - MUITO RARO
Angola - Importante discurso do fundador e líder da UNITA no início de 1975
'COMUNICAÇÃO AO POVO ANGOLANO'
De Jonas Savimbi
Angola 1975
Livro com 24 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Importante e histórico discurso, pronunciado no dia 13 de Março de 1975, pelo fundador e líder da UNITA, onde são abordados diversos assuntos polémicos e a situação político-militar da actualidade da época.
Nesta importante comunicação, Savimbi começa por abordar e evocar a data da fundação da UNITA, 13 de Março de 1966, nas matas do Mungai e historiar os primeiros ataques contra o exército português no leste de Angola, os fundadores da organização e os primeiros mártires das FALA. Abordou a guerra colonial, que se iniciou em 1961, acusando os outros movimentos de libertação de ignorarem e boicotarem a actividade da UNITA, das dificuldades sentidas por falta de divulgação da sua luta pela imprensa internacional e até a hostilidade da OUA e ainda do facto das Forças Armadas portuguesas omitirem sistematicamente as acções armadas do seu movimento nos comunicados oficiais.
Sobre a situação vivida pelo seu pai, funcionário dos Caminhos de Ferro, revelou que a PIDE propalou mentiras sobre a sua actuação e situação, visando denegrir a imagem do dirigente guerrilheiro por várias vezes.
Ainda sobre o período relacionado com a guerra civil, acusou o jornalista e investigador Basil Davidson de inventar e deturpar acerca da actuação da UNITA e ao paradeiro do seu líder, acusando-o de ser um mentiroso. Quanto à Zâmbia, abordou a questão relacionada com os ataques ao CFB, que aquele país precisava para escoar o cobre extraído e revelou que a UNITA fora acusada, já em 1974, de ter tentado destituir Kenneth Kaunda da presidência, assunto desmentido por este em encontro tido em Lusaka.
As cimeiras entre os três movimentos de libertação, em Mombaça e Penina ('Acordo do Alvor') foram também analisadas nesta comunicação de Savimbi, assim como o Governo de Transição, que tomou posse em Luanda em Janeiro de 1975 e a angolanização dos quadros. Sobre os conflitos que começaram a surgir por todo o território angolano entre a FNLA, o MPLA e a UNITA, apelou à contenção, afirmando 'não aos tiros' e denunciou a parcialidade e manipulação da informação por parte da EO de Angola (favorável ao MPLA), dizendo que se a situação persistisse a UNITA sentia-se na obrigação de fundar uma rádio de igual potência.
Terminou a comunicação, fazendo um apelo às FAPLA e ELNA para cooperarem com as FALA, na criação do exército único e na manutenção da paz em todo o território.
Um documento histórico de elevado valor e importância.
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.