domingo, 15 de março de 2015
Angola, Moçambique & Descolonização - 'A OPÇÃO PELA ESPADA', de Pedro A. Marangoni - Brasil 2004 - MUITO RARO
Angola, Moçambique & Descolonização - A resistência anti-marxista dos comandos portugueses em África
'A OPÇÃO PELA ESPADA'
De Pedro A. Marangoni
Editora Alcance (Porto Alegre)
Brasil 2004
Livro com 240 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.
Do ÍNDICE:
I. - LEGIÃO ESTRANGEIRA FRANCESA
- A selecção de recrutas; - Córsega, o treinamento; - A prisão; - Dezembro, 25, Ntal na Legião; - Prisão novamente - torturado;- Adeus, Córsega; - Rumo a Portugal.
II. - MOÇAMBIQUE
- A revolução; - Milícias africanas no Niassa; - O baptismo de fogo; - A revolta de 7 de Setembro.
III. - RHODÉSIA-ZAIRE
- Nos comandos; - No antigo Congo Belga.
IV. - ANGOLA
- O primeiro avião; - Começa a instrução; - Atingido pela antiaérea!; - O primeiro combate; - Garimpando aviões; - O desastre militar no Caxito; - Acidente; - Blindados ao ataque; - Minas!; - O infero nas sete curvas; - Combate nos ares; - Bombardeio à capital inimiga; - A grande ofensiva; - O começo da derrocada; - Combate de tanques; - A resistência se fortalece.
V. - NA GUERRA DE INFORMAÇÕES
VI. - RESISTÊNCIA MOÇAMBICANA
- De volta ao combate; - A resistência se fortalece;
VII. - ESCRITOR "REACCIONÁRIO"!
- O best seller; - A cilada.
VIII. - LEGIÃO ESTRANGEIRA ESPANHOLA
- A instrução - recruta novamente!.
Epílogo.
PEDRO MARANGONI
Com a formação de piloto, Pedro Silva Marngoni esteve na guerra civil de Angola em 1975, integrado nos comandos portugueses liderados pelo coronel Gilberto Santos e Castro, que lutaram ao lado do ELNA (exército da FNLA de Holden Roberto), contra as tropas do MPLA e do contingente cubano enviado por Fidel Castro em socorro de Agostinho Neto.
Após o colapso da resistência da FNLA no norte de Angola, Pedro Marangoni foi para a Rhodesia onde recebeu e treinou os primeiros elementos da guerrilha dO MNR (Mais tarde RENAMO), que iniciaram as acções de combate contra o regime marxista da FRELIMO em Maputo e liderado por Samora Machel.
Obras: "Angola, comandos especiais contra cubanos", "A opção pela espada", memórias de guerra, “Quimeras Incas”, ficção; filosofia em “O infinito não tem pressa”, poesia de crítica social, “A Era do Não”, romance, “Maria da Silva, apenas um retrato do cotidiano”, política em "Brasil, 513 anos drogado e prostituído", curiosidades com “A culinária caseira no Brasil nos idos de 1900” , literatura infantil com “O Rei Gordo Barrigudo” e “O Alfabeto: Joaninha explica”. Ficção, psicologia e filosofia em "A Conspiração de Santo Antonio do Desamparo" e Angústias de um peixe-voador.
Preço: 0,00€ (Indisponivel)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.