terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
Angola & África - 'MERCADOR DA MORTE', de Douglas Farah e Stephen Braun - Lisboa 2009
Angola - Descubra o traficante de armas que alimentou a guerra civil entre o MPLA e a UNITA
'MERCADOR DA MORTE'
De Douglas Farah e Stephen Braun
Publicações Dom Quixote
Lisboa 2009
Livro com 358 páginas e como novo.
A investigação sobre o grande traficante de armas soviético (ex-oficial do exército vermelho), amado e odiado por governos, guerrilheiros e terroristas, que alimentou guerras e massacres um pouco por todo o mundo até ser capturado pela justiça norte-americana e levado a julgamento.
Em Angola negociou com o governo de Luanda liderado por Eduardo dos Santos e o MPLA e simultâneamente com o lider da guerrilha da UNITA Jonas Savimbi. A estes forneceu sistemas de misseis e anti-misseis, blindados e minas entre muito outro armamento, suficiente para provocar um desiquilíbrio e vantagem na guerra aos guerrilheiros do Galo Nero.
Da contra-capa:
"Uma investigação verdadeiramente interessante acerca do traficante de armas mais conhecido do mundo - um livro de leitura compulsiva que vai até ao âmago da surpreendente e obscura história de Viktor Bout. Farah e Braun expuseram as operações secretas de um dos negócios mais fechados do mundo - o negócio internacional de armas."
Peter L. Bergen, autor de 'THE OSAMA BIN LADEN I KNOW
RESUMO:
"O que terão em comum os Talibas, o criminoso de guerra Charles Taylor e o governo dos Estado Unidos? Todos negociaram com o homem que transformou os diamantes em diamantes de sangue: um negociante de armas muito pouco conhecido, que inundou África e o sudoeste da Ásia com armas de guerra.
Em 'MERCADOR DA MORTE', dois reconhecidos jrnalistas contama incrível história de Viktor Bout, o fornecedor de armas russo cuja rede mundial alterou o modo como se combate na guerra, na actualidade. A vasta empresa de armas, aviões e dinheiro de Bout estimulou o massacre em Africa e auxiliou tant os militantes islâmicos fnáticos no Afeganistão, como o exército americano no Iraque.
Esta terrível história verídica. de ritmo acelarado, revela-nos que, à medida que o mundo celebrava o fim da Guerra Fria, Bout emergia de um obscuro segundo plano dos serviços secretos pós-soviéticos e, silenciosamente, reunia uma vasta frota de antigos aviões de carga russos. Os seus contactos nos serviços secretos, a aeronave e o acesso a armas sofisticadas ajudaram-no a forjar alianças letais no Terceiro Mundo. Em breve, estaria à frente de um imenso e complexo império: uma implacável máquina de guerra internacional capaz de distribuir a quem estivesse disposto a pagar tudo desde AK-47 e lançadores de mísseis a artilharia e helicópetros de aaque, juntamente com milhões de munições. E pagar foi o que fizeram em Ruanda e no Congo, em Libéria e na Serra Leoa, no Sudão e no Afeganistão, e em muitos outros locais.
'MERCADOR DA MORTE' também põe a descoberto que, apesar dos esforços de um pequeno círculo de oficiais dos Estados Unidos e investigadores internacionais que trabalharam obstinadamente para encerrar as fontes de armas de Bout, o Ocidente pouco fez para desmantelar este incrível império transacional. Na verdade, longe de atacar este apoio indespensável para opressores, rebeldes e terroristas de todo o mundo, os Estados Unidos pagaram-lhe milhões de dólares por armas e mantimentos para o seu exército e fornecedores secretos no Iraque.
Os autores Douglas Farah e Stephen Braun narram com minúcia como Bout, através do seu engenho e de uma estonteante falta de determinação da comunidade internacional, consegue neutralizar com êxito todas as tentativas de destruir o seu negócio e prospera, enquanto que os melhores servios secretos do mundo há muito tinham abandonado a perseguição. A única questão que permanece é: Como irá terminar a sua incomparável carreira? Com a sua detenção ou reformado num estado liberal e protegido de um país remoto de África?
Fascinante e oportuno, 'MERCADOR DA MORTE' reúne a precisão técnica de uma epopeia de Tom Clancy com o discernimento e o sarcasmo de um romance de John le Carré para nos contar uma história emocionante e horrenda da vida real, onde vigora uma implacável ganância, uma devastadora guerra e uma empolgante intriga internacional.
Douglas Farah é o chefe do departamento da África Ocidental do 'The Washington Post' e o autor da obra 'BLOOD FROM STONES: THE SECRET FINACIAL NETWORK OF TERROR'.
Setephen Braun é vencedor de um Prémio Pilitzer e correspondente do 'Los Angeles Times."
Preço: 25,00€
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.