quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Ultramar & Descolonização - 'TIMOR LORO SAE - 500 ANOS', de Geoffrey C. Gunn - Lisboa 1999 - Muito raro
Ultramar & Descolonização - A história colonial de revoltas da antiga colónia portuguesa
'TIMOR LORO SAE - 500 ANOS'
De Geoffrey C. Gunn
Livros do Oriente
Lisboa 1999
Livro com 356 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito raro.
Da contra-capa:
"TIMOR LORO SAE: 500 ANOS é a primeira história dessa pequena ilha no sudoeste asiático publicada em língua inglesa (e agora traduzida para português), em forma de livro.
Baseando-se em variadas fontes em línguas europeias e arquivos, Gunn apresenta-nos uma perspectiva colateral sobre o funu timorense - ou a arte da guerra -, e as incursões dos forasteiros.
O caso de Timor, analisado ao longo de muito tempo, situa-se fora do modelo clássica de uma pacificação colonial, de cobrança de impostos e mission civilitrice. Muito pelo contrário, tal como esta obra nos explica, Timor e o arquipélago Flores-Solor funcionaram como um centro de recolha de comércio sazonal do muito apreciado sândalo de Timor efectuado por chineses, macaenses, portugueses e outros. (...)
Terá a grande revolta de Boaventura, nas primeiras décadas deste século, lançado as sementes do nacionalismo timorenses? (...)
Terá o colonial-capitalismo da colónia portuguesa lançado as bases para um estado independente viável? Ou, finalmente, foi timor, mais do que colónia, governado como um protectorado?."
O AUTOR - Geoffrey C. Gunn
Geoffrey visitou Timor diversas vezes desde 1967-69 até 1972, quando Timor era então colónia portuguesa, regressando depois em 1992, 1993 e 1998, já sob o domínio militar indonésio.
A investigação histórica para esta obra começou-a em 1986, estando a leccionar sobre a questão de Timor-Leste na Universidade de New South Wales, e posteriormente prossegiu-a em bibliotecas e arquivos de Nagasaqui, Melbourne, Darwi, Macau e Lisboa, entre outros.
Do ÍNDICE:
- Introdução;
(Rebelião, Historiografia, Períodos e Notas)
- Capítulo 1 - A SOCIEDADE TIMORENSE
(Origens; Sistema político indígena; Crenças e Práticas religiosas indígenas; Língua e etnia; O modo comunitário de produção; Escravatura; Conclusão e notas;)
- Capítulo 2 - O DESCOBRIMENTO DE TIMOR
(O comércio do Sândalo e o descobrimento de Timor pelos chineses; O descobrimento europeu de Timor; A zona solor-Flores; Os Holandeses e o comércio do Sândalo; Conclusão e notas;)
- Capítulo 3 - A ILHA DE SANTA CRUZ
(Integração mundial ou poder tributário asiático?; Mena e aconquista de Wehale;Kupang; Lifau em Ocussi; Macau, os chineses e o comércio do sândalo; Conclusão e notas;)
- Capítulo 4 - A REBELIÃO TOPASSE E O CERCO DE LIFAU
(A ascensão do poderio Topasse; A rebelião Cailaco; O cerco de Lifau; Conclusão e notas;)
- Capítulo 5 - DILI: A FUNDAÇÃO
(Alianças; O desenvolvimento do comércio; Vicissitudes dos governadores; Conclusão e notas;)
- Capítulo 6 - O PROCESSO COLONIAL EM TIMOR PORTUGUÊS NO SÉCULO XIX
(Governo e Administração Pública; Orçamento colonial; Reorganização colonial; Saúde Pública; Situação das missões; O fomento do café a prosperidade económica; Declínio económico; Conclusão e notas;)
- Capítulo 7 - A RIVALIDADE LUSO-HOLANDESA EM TIMOR
(Rivalidades europeias; O conflito territorial luso-holandês; O governador Lopes de Lima e a Grande Traição; O problema dos enclaves; Conclusão e notas;)
- Capítulo 8 - AS REVOLTAS CONTRA OS IMPOSTOS (1860-1912)
(Pacificação colonial e revoltas em Timor; A revolta de 1861;Rebelião em Vermasse, Lermean e Saniry; Revolta em Cova; A revolta dos moradores; A revolta de Maubara; A guerra de Manufai; Conclusão e notas;)
- Capítulo 9 - A REVOLTA DOS MANUFAISTAS
(Timor e a implantação da república (1910); A revolta de D. Boaventura de Manufai (1811-1812); Causas da revolta; Sequelas da revolta; A formação de uma Élite; Conclusão e notas;)
- Capítulo 10 - CAPITALISMO COLONIAL EM TIMOR PORTUGUÊS (1894-1941)
(As finanças do Estado; O capitalismo agrícola e controlo fundiário; O controlo estatal dos recursos; Conclusão e notas;)
- Capítulo 11 - ENTRE AS DUAS GUERRAS: CULTURA, CONTROLO E DISSUASÃO
(Salazar e o Estado Novo (1926); O controlo dos trabalhadores e a Dissuasão Coerciva; A cruzada cultural portuguesa; Descrições; Conclusão e notas;)
- Capítulo 12 - TIMOR EM TEMPO DE GUERRA: 1941-45
(O domínio militar japonês em Timor: 1942-1945; Comandos australianos em Timor Português; A Austrália, Portugal e a rendição japonesa; Crimes de Guerra; Conclusão e notas;)
- Capítulo 13 - CAPITALISMO COLONIAL E SUBDESENVOLVIMENTO NO PÓS-GUERRA EM TIMOR
(A recuperação depois da guerra; A Administarção no pós-guerra; Dinâmica da economia no pós-guerra; Exploração de minérios e investimento estrangeiro; Conclusão e notas;)
- Capítulo 14 - MUDANÇA POLÍTICA E DESCOLONIZAÇÃO
(A revolta de Viqueque em 1959 e as suas consequências; Timor Português no médias estrangeiros; O despertar político; A campanha indonésia de desestabilização; O governo da FRETILIN; O desfecho português; Conclusão e notas;)
- Conclusão - O FUTU TIMORENSE
(Epílogo; Invasão e resistência; Notas;)
- bibliografia;
- Índice remissivo;
Preço: 70,00€
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.