terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Angola & Poesia - 'MAHAMBA (Poesia 1943-1949)', de A. Neves e Sousa - Lamas da Feira 1960 - MUITO RARO
Angola - Recolha de poesias da década de quarenta do artista
'MAHAMBA (Poesia 1943-1949)'
De A. Neves e Sousa
Edição de autor
Lamas da Feira 1960
Livro com 80 páginas, ilustrações e retrato do autor de Fernando Lanhas, em bom estado de conservação.
Papel amarelecido do tempo.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Dedicatória a:
- José Osório de Oliveira; António correia de Freitas; Tomás Vieira da Cruz; Ruy Cinatti e António Lousada.
Poesias inseridas no livro:
'PRECE', 'SENHORA DA NAZARÉ', 'LUANDA', 'RUA DO SOL', 'CONGO', 'MAIOMBE', 'MASSANGANO', 'MUXIMA - A IGREJA', 'MUXIMA - A FORTALEZA', 'NA ILHA DE S. TOMÉ', 'CARNAVAL DE LUANDA', 'ANA CABINDA', 'HAMBA, MAHAMBA', 'MUQUIXE', 'MUANA-PÓ', 'CHORO', 'MARIMBA', 'TAMBOR, 'BATUQUE', 'QUISSANGE', 'O CAÇADOR', 'VENTO', 'FEKA YANGUE', 'EKUMBIRIANDA', 'MOCINHAS', 'NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE', 'PALMAR', 'SAUDADE', 'AGUARELA', 'KALAHARI', 'O CATO', 'TARDE', 'PANGUI AMI', 'ROMARIA', 'ESPELHO', 'VIDA', 'PALÁCIO', 'SAUDADES', 'XADREZ', 'FLORES, 'EPITÁFIO', 'ELEGIA', 'DIA', 'LAMENTO', 'PALAVRAS', 'CURVA', 'ILHA DA AVENTURA', 'SONETO', 'CENÁRIO NOVO', 'REPOUSO', 'PEDIDO', 'CAMINHO', 'PRESENÇA', 'HISTORIETAS', 'DISTÂNCIA', 'CONTO' e 'QUANDO VOLTAR'.
ALBANO NEVES E SOUSA
Nasceu em 15 de Janeiro de 1921 em Matosinhos. Fez o curso liceal em Luanda.
As suas primeiras exposições foram em Angola, em 1936, no Andulo, e em 1937, em Luanda, com o apoio do jornal 'A Província de Angola'.
Integrado na Missão de Estudos Etnográficos do Museu de Angola, trabalhou na recolha de elementos de etnografia e pintura, nomeadamente, em Quissama, Dondo, Moxico e Dembos.
Em 1943, obteve uma bolsa de estudos, da Câmara Municipal de Luanda. Fez o curso superior da Escola de Belas Artes do Porto, onde obteve os prémios "José Meireles Jr.", "Centenário Soares dos Reis", "Três Artes", "Rodrigo Soares", "Rotary Club do Porto 1950" e "Rotary Club do Porto 1951".
Participou no Grupo dos Independentes do Porto, de cujo núcleo fez parte nos anos de 1944 a 1950; tendo organizado, com Fernando Lanhas, a 1ª exposição de arte infantil no Porto, Galeria Portugália, 1949.
Defendeu tese em 1952 e regressou a Angola, passando a viver em Luanda.
Recebeu, também, mais os seguintes prémios: 1º prémio de aguarela da I Exposição de Artes Plásticas de Luanda; 2º prémio de pintura da Casa de Metrópole, em Luanda; medalha de bronze de "Caça e Pesca", Dusseldorf, Alemanha, 1954; 1º prémio, pastel, na exposição de artes plásticas da Câmara Municipal de Luanda, 1967; menção honrosa na Exposição Internacional de Desenho em Rijeka, Yugoslávia, 1970; medalha de ouro de desenho na Academia de Pontzen, Napóles, Itália, 1974.
Participou em várias exposições, designadamente, em: África do Sul, Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Venezuela; e realizou viagens de estudo ao Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália.
Executou várias decorações em edifícios públicos em Angola (incluindo o Hotel Universo), São Tomé e Cabo Verde. No aeroporto internacional de Luanda, tem um trabalho em grafite com a área de 345m2. Executou também a decoração do Pavilhão de Angola na exposição de Bulawaio, Zimbawé, 1953. Em 1975 foi aos Estados Unidos decorar os interiores dos aviões "Boeing 737" dos Transportes Aéreos de Angola. Pintou, também, dois painéis para o Banco Auxiliar, no Brasil, em Salvador, 1981, e em Aracaju, em 1983.
Foi agraciado pelo Governo Português com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1963, e com a comenda da Ordem de Mérito, em 1993.
Está representado nos Museus: dos Açores; do Caramulo; da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Nacional Soares dos Reis, Porto; de Angola; de Ovar; da C.M. de Maputo, Moçambique; de Pontevedra, Espanha; de Arte da Universidade do Ceará, Fortaleza, Brasil; e em diversas colecções particulares, incluindo: rei Juan Carlos de Espanha; rei Semião da Bulgária; Unilever, Holanda; Nestlé, Suíça; dr. António Espírito Santo; dr. Manuel Espírito Santo; dr. Manoel Vinhas e Luís Miranda, de Portugal.
Faleceu em Salvador, Bahia, Brasil, em 11 de Maio de 1995.
Perço: 90,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.