quinta-feira, 6 de junho de 2013
Angola & Guerra Colonial - '13 ANOS DE LUTA ARMADA - PORQUÊ ?', de António Pinto (Luanda 1974) - MUITO RARO
Angola & Guerra Colonial - Análise das razões do conflito colonial que opôs a FNLA, MPLA e a UNITA à administração portuguesa
'13 ANOS DE LUTA ARMADA - PORQUE ?'
De António Pinto
Edição do autor - Neográfica
Luanda 1974
Livro com 88 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
Muito, MUITO RARO.
O autor, faz uma análise das causas e razões do conflito colonial que opôs Portugal e os movimentos de libertação angolanos.
Obra de muito difícil localização, dada a pequena edição de autor e o ano de saída.
Da Abertura:
"Para o MPLA nunca a existência de uma grande comunidade branca em Angola constituiu um problema em si, pois o nosso movimento é por princípio anti-racista. O MPLA está pronto a dar todas as garantias de continuidade de uma população branca em Angola, desde que, evidentemente, como todos os habitantes do país se submetam às leis e aos supremos interesses do estado angolano independente."
(Agostinho Neto)
ANTÓNIO PINTO (n. 1937):
"Natural da Gabela (Kwanza Sul). Concluiu a instrução primária em Porto Amboím e ingressou no Seminário em 1951. Em 1955, deslocou-se para Portugal onde frequentou o ensino secundário no Liceu da Guarda. Em 1958, regressou a Angola, onde prestou serviço militar no exército português, no período de 1959 a 1963. Em 1963, ingressou no funcionalismo público ultramarino. Em 1967 concluiu o ensino secundário no Liceu Salvador Correia. Considera-se um “espírito apaixonado” pelos problemas da sua Terra (Angola), sobretudo de natureza económica e social. Em 1975, [na capa, 1974], publicou em Luanda, com 38 anos de idade, a 1ª edição da obra “13 Anos de Luta Armada. Porquê?”. Nesse exercício pôde exteriorizar as angústias e preocupações que marcaram o período histórico da conturbada transição da colónia de Angola para a independência, a 11 de Novembro de 1975.
Em 2010, licenciou-se em Direito na Universidade Independente de Angola. Como jornalista, entre 1998 e 2012 publicou mais de 500 trabalhos na imprensa local. É docente universitário e consultor jurídico inscrito na Ordem dos Advogados de Angola."
Fonte: www.instituto-camoes.pt
Preço: 35,00€
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.