segunda-feira, 4 de março de 2013
Portugal & Guerra colonial - 'ANGOLA 61 - Uma crónica de guerra', de Rocha de Sousa - Lisboa 1999 - Muito Raro;
Angola & Ultramar - O início da guerra colonial e o relato pormenorizado do espírito e empenho dos militares que participaram nesses combates no norte desta antiga colónia portuguesa
'ANGOLA 61 - Uma crónica de guerra'
De Rocha de Sousa
Edição Contexto
Lisboa 1999
Livro com 498 páginas e em em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
A experiência do autor na guerra que Portugal enfrentou em África, que no caso concreto de Angola, teve o seu início como se sabe em Março de 1961, depois de em Fevereiro se terem verificado revoltas e ataques em Luanda.
Rocha de Sousa revela toda a sua actividade enquanto militar em defesa do império colonial e dos ataques guerrilheiros contra a antiga província.
Bem enquadrado na história política da época, que recorde-se teve também o episódio do desvio do Navio 'Santa Maria' em Janeiro de 1961, todo o relato é muito vivo e devidamente datado.
Uma boa obra a não perder sobre angola e a guerra colonial.
Da contracapa:
"Integrado nos primeiros contigentes de soldados enviados para África em 1961. Rocha de Sousa, quatro décadas passadas, ajusta contas com a sua experiência pessoal e oferece à nossa memória colectiva - que ainda não soube confrontar-se, em toda a sua amplitude e consequências, com o drama das guerras coloniais -, um novo, sério e incontornável testemunho. Um grande livro sobre a guerra, uma obra que fazia falta, escrita com sensibilidade e talento. Uma nova revelação literária que a Contexto tem o prazer é a honra de editar.
Após a desmobilização e o regresso em 1963, Rocha de Sousa ingressa no ano seguinte na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa como assistente. Mais tarde foi professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e também professor convidado na Universidade Aberta. Em 1998 obteve o título de Professor Agregado pela Universidade de Lisboa.
A sua actividade docente foi ao longo dos anos acompanhada por vários trabalhos nas áreas da reflexão crítica e divulgação de artes plásticas, seja no aprofundamento dos programas do ensino secundário, na publicação de livros didáticos e monografias consagradas a vários pintores portugueses, ou ainda em programas de televisão, jornais e revistas.
Como pintor participou em múltiplas exportações individuais e colectivas. Na capa deste livro é reproduzido um dos seus quadros onde África e a guerra estão também presentes."
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.