quarta-feira, 18 de julho de 2012
Angola & Guerra colonial - 'MIGUEL VÁRZEA, ALFERES E PAISANO', de Carlos Urgel Dirceu - Lisboa 1980
Angola & Guerra colonial - Uma obra de grande fôlego sobre a guerra no norte desta antiga colónia portuguesa, na zona mítica de Nambuangongo
'MIGUEL VÁRZEA, ALFERES E PAISANO' - 1.ª edição
De Carlos Urgel Dirceu
Publicações Europa-América
Lisboa 1980
Livro com 248 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
Considerado um dos melhores livros sobre a guerra colonial em Angola, pela crítica especializada e os leitores.
Da contra-capa:
"Uma história acontece em algum lado. Esta vai de Chaves a Nambuangongo, de Luanda a Lisboa e Porto, começa e acaba na década de sessenta deste século (...) Mas os acontecimentos de Miguel Várzea, alferes e paisano, não são os acontecimentos da história, em Chaves ou numa plantação de café lá para os lados de Nambuangongo, nem as personagens coincidem com as que aí viveram em circunstâncias semelhantes, em 1964 e 1965. O tempo e o espaço e quem os povoa são, pois, uma liberdade do autor (...)."
"Passados vários anos sobre as guerras do 'Ultramar', o período que vai de 1961 a 1974, riquíssimo em experiências vividas e manancial para a ficção e cinema, como o são sempre, aliás, os momentos de guerra pelo que têm de paradigmático do comportamento humano, estranhamente não tem sido aproveitado na produção de obras desprovidas de ganga dos 'clichés' habituais e dos maniqueísmos simples. O lançamento deste romance deverá ser encarado com um estímulo nesse sentido desbloqueador. Sentido, também, que será o mérito maior da obra que se apresenta agora."
CARLOS URGEL DIRCEU:
"Pseudónimo literário do jornalista António Santos Ribeiro.
Nasceu em Santa Comba Dão, a 18 de Novembro de 1941.
Frequentou no Porto, A Faculdade de Economia. Em Moçambique, onde viveu de 1966 a 1970, foi director do Teatro de Amadores de Lourenço Marques, juntamente com o encenador Mário Barradas, e fez crítica de cinema. Nessa época, recebeu um prémio de poesia que lhe foi atribuído por um júri de que faziam parte o poeta Rui Knopli e o ensaísta Eugénio Lisboa. Antes do 25 de Abril de 1974, escreveu no 'COMÉRCIO DO FUNCHAL' e colaborou na revista 'O TEMPO E O MODO'. Trabalhou como jornalista no ' 'NOTÍCIAS' (Moçambique), 'O PRIMEIRO DE JANEIRO' e 'EXPRESSO', sendo, actualmente, chefe de redacção do 'JORNAL DE NOTÍCIAS'.
Publicou, além de 'MIGUEL VÁRZEA ALFERES PAISANO' (1984), o romance 'A FOZ DO GRANDE RIO' (1984)."
Preço: €25,00.
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.